segunda-feira, 2 de maio de 2016

Fora do ar!


As pessoas brincam, criam-se memes, viralizam intrigas, mas a grande verdade é que a paralisação do Whatsapp mexe diretamente com muita gente. Tiram das mãos uma ferramenta, uma forma prática e barata de comunicação individual ou em massa. Algumas reclamações em cima da tal paralisação, do bloqueio do aplicativo até podem soar convincentes. Imaginem você num contato mais próximo com um cliente, numa relação comercial, num contato pessoal importante o u outro não poder contar com a continuidade do serviço, mesmo que temporária. Uma decisão judicial está por trás do pedido de bloqueio do serviço oferecido e deve ter seus motivos e pelo que li, tem aval do MP e demais instâncias superiores. Se é uma retaliação ou não, não vou julgar. Quero acreditar que uma empresa consolidada, forte e multinacionalmente respeitada possa atender todas as exigências das leis que regem o país onde seu produto é utilizado, embora não seja a primeira vez que o o whatsapp tem sua função bloqueada no país. 
Curioso como mexe com multidões. 
As empresas que oferecem aplicativos de mensagens instantâneas gratuitas ganharam milhares de adeptos em segundos, milhares de downloads foram feitos, migrando para outras plataformas que permitam, nos mesmo moldes, a comunicação baseada no número de telefone, fazer grupos, enviar mensagens. Porém, NECESSÁRIO LEMBRAR que outras plataformas podem NÃO ter acordos com a sua operadora de não cobrar tráfego de dados em aplicativos de mensagem que não seja o referido que está bloqueado temporariamente. Toda atenção é necessária! Importante checar isso. Exemplo: A Claro não cobra tarifa de dados de seus clientes para usar Whatsapp e Facebook, sejam eles pós ou pré pagos. Não posso dizer das demais! Bom checar isso!
Por outro lado, é hora de resgatar, ou pelo menos matar saudade de outras ferramentas como : SMS, Skype, Viber, Telegram, Facebbok Messenger, ZapZap, entre tantos outros aplicativos de comunicação (vide matéria anterior).  
Há quem diga que isso é retaliação por parte das operadores de telefonia que tiveram queda de receita. Então que essas ajustem suas tarifas, afinal estamos vivendo uma crise daquelas.
O período de 72 horas passa rápido e vale a pena curtir contato de outras formas e de quebra curtir a boa criatividade de sempre em cima do assunto.
Até um próximo contato!
Nos vemos, nos lemos!


*imagem: Google free pic