A discussão de hoje partiu de uma matéria publicada na revista Veja dessa semana.
O vilão da vez da alimentação é o açúcar ! Açúcar em excesso faz mal engorda, dá cárie e tem uma série de complicações que chegam até os milhões de obesos, alguns mórbidos, espalhados pelo mundo, levando até a morte. Dezenas de enfermidades estão direta ou indiretamente relacionadas ao uso dele.
Porém açúcar é essencial. Assim como sal, água, verduras, legumes, frutas, cereais, carne, etc.
Tudo em excesso faz mal e mata, até mesmo água. A discussão surgiu em torno dessa matéria pois comentamos que há algum pouco tempo atrás o vilão era o café, a gordura, os trangênicos, as dietas ora em ricas num nutriente, ora noutros.
Sobre o leite já foi discutido sobre sua real necessidade de ser ingerido pelo humanos adultos.
Já se estudou a não necessidade dos humanos serem carnívoros, uma vez que sua dentição é de animal herbívoro. Não temos presas! Mas e a evolução?
Ora deve se comer peixe, ora determinados frutos do mar. O próprio govermo está numa campanha incentivando a ingestão de peixes e frutos do mar.
Todo cuidado é pouco e acredito que a melhor receita é se permitir a comer de tudo, desde que moderadamente, sem excessos, com balanceamento, mas sem adotar uma dieta xiíta e não fazer disso uma neura.
Comer é bom, é gostoso e essencial. Por que não criar pratos, misturar uns até chegar a um ponto que seja do seu agrado.
Esses estudos trazem à tona importantes revelações sobre um alimento ou outro. Mas também trazem embutidos a indução para moderação ou não sobre um determinado alimento e demais campanhas subliminares.
Se a função é fazer despertar a curiosidade das pessoas é válido. Se é para fazer que muita gente se policie ou adote controles sobre a ingestão de determinado alimento, também é válido.
Amanhã pode ser que o vilão seja novamente o chocolate, o abacate, a berinjela, a pimenta, a água mineral, a manteiga, a bolacha cream cracker, etc, etc, etc...
Leia, mas não deixe de comer!
Cada um é um e tem necessidades específicas de alimentação!