domingo, 20 de setembro de 2009
Será que faz mal?
A discussão de hoje partiu de uma matéria publicada na revista Veja dessa semana.
O vilão da vez da alimentação é o açúcar ! Açúcar em excesso faz mal engorda, dá cárie e tem uma série de complicações que chegam até os milhões de obesos, alguns mórbidos, espalhados pelo mundo, levando até a morte. Dezenas de enfermidades estão direta ou indiretamente relacionadas ao uso dele.
Porém açúcar é essencial. Assim como sal, água, verduras, legumes, frutas, cereais, carne, etc.
Tudo em excesso faz mal e mata, até mesmo água. A discussão surgiu em torno dessa matéria pois comentamos que há algum pouco tempo atrás o vilão era o café, a gordura, os trangênicos, as dietas ora em ricas num nutriente, ora noutros.
Sobre o leite já foi discutido sobre sua real necessidade de ser ingerido pelo humanos adultos.
Já se estudou a não necessidade dos humanos serem carnívoros, uma vez que sua dentição é de animal herbívoro. Não temos presas! Mas e a evolução?
Ora deve se comer peixe, ora determinados frutos do mar. O próprio govermo está numa campanha incentivando a ingestão de peixes e frutos do mar.
Todo cuidado é pouco e acredito que a melhor receita é se permitir a comer de tudo, desde que moderadamente, sem excessos, com balanceamento, mas sem adotar uma dieta xiíta e não fazer disso uma neura.
Comer é bom, é gostoso e essencial. Por que não criar pratos, misturar uns até chegar a um ponto que seja do seu agrado.
Esses estudos trazem à tona importantes revelações sobre um alimento ou outro. Mas também trazem embutidos a indução para moderação ou não sobre um determinado alimento e demais campanhas subliminares.
Se a função é fazer despertar a curiosidade das pessoas é válido. Se é para fazer que muita gente se policie ou adote controles sobre a ingestão de determinado alimento, também é válido.
Amanhã pode ser que o vilão seja novamente o chocolate, o abacate, a berinjela, a pimenta, a água mineral, a manteiga, a bolacha cream cracker, etc, etc, etc...
Leia, mas não deixe de comer!
Cada um é um e tem necessidades específicas de alimentação!
Um comentário:
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
REALMENTE ESSE NEGÓCIO DE UM SER DESCONHECIDO E ALÉM DE TUDO HORRÍVEL,É DE ARREPIAR OS CABELOS!
ResponderExcluirTUDO ISSO AGUÇA A IMAGINAÇÃO.
SERÁ QUE É REAL OU TUDO INVENÇÃO?
MAS SE UM DIA(DEUS ME LIVRE)EU ME DEPARAR COM UM SER DESSES...
AH, SE EU CONSEGUIR...VOU CORRER...
E MUITO!!!KKKK