A foto ao lado foi publicada na internet e por vários jornais, a quem dou todo o crédito dela. Fico triste com as chocantes imagens mostradas da enchente em São Luis do Paraitinga e com os desabamentos em Angra dos Reis. Duas dores distintas por ser São Luis uma cidade histórica com a preservação de um patrimônio cultural ímpar e Angra por fazer parte da minha hstória de vida. Tenho familiares e já morei lá.
Fiquei triste em ver a cicatriz aberta no coração da Ilha Grande e no Morro da Carioca em Angra e a imagem do desmoronamento da matriz de SLParaitinga. Não quero julgar a ocupação desordenada, a falta de estudos, a especulação imobiliária. O que vemos é apenas o resultado disso tudo. Não quero dizer "bem feito", cada caso é um caso e não estou aqui prá julgar isso. Apenas relatar a minha tristeza diante das imagens. Atestar nosso ínfimo tamanho e força diante da natureza, esteja ela agindo naturalmente ou dando o "troco".
Mas é triste de ser ver tudo isso, sem contar com as perdas humanas, a destruição de sonhos, de bens materiais conquistados a duros esforços e, principalmente, a perda de laços históricos sem retorno. É nisso que penso. A que ponto chegamos? Fico triste sim, e muito, com todas essas perdas e pior ainda pensar que tem quem se beneficia disso. Imagino o carma que essa pessoa acumula com isso (saques). Adoraria ser um produtor cultural e fazer um mega evento para ajuda de reconstrução da cidade de SLP, no melhor estilo e da forma como eles se destacam, através de um festival de marcha de carnaval com os grandes nomes da nossa música, cobrando ingresso para reconstrução da cidade e donativos para envio aos desabrigados de Angra. Um evento atendendo dois municípios importantes prá nossa cultura e turismo.
Gostaria de poder faze algo de concreto para ajudar as pessoas saírem desse pesadelo. Gostaria de brincar de Deus por uns instantes e fazer desabar apenas grandes chuvas onde está seco, de fazer acender um luz na cabeça de algumas pessoas prá não desafiarem a natureza com o menor gesto que seja. De poder fazer nascer a noção de respeito aos efeitos naturais de ação e reação, de se conviver com o ambiente e não viver desafiando-o. Aliás, é o que desejo que nasça nesse ano que entra..............................
Vou terminar assim, queria escrever muito mais coisas, mas minha cabeça, nesse momento, não ajuda....
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.