quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Como será o amanhã???

Quanto tempo hein??? Vou resgatar aos poucos o hábito de postar as coisas aqui.
Volto a repetir. O que não gosto dessa época do ano e a correria, muitas vezes imposta, prá se chegar logo ao final do ano. Parece ser um histeria coletiva como se todos os problemas fossem se apagar magicamente às 23h59 do dia 31/12. Nem mesmo a possibilidade exageradamente divulgada do provável fim do mundo na manhã do dia 21/12 é capaz de servir como freio. É claro que o mundo não vai acabar. Aliás, o tema é bom.
Quanto à correria, que eu não gosto é ver que as pessoas se atropelam, passam por cima do seu próprio timing prá entrarem na "onda" de final de ano. Prá que?? Bobagem. Aproveitem que rola um pouco mais de grana, mais tempo, mais gente em casa e curta a família. O problema não é esse. Cada qual curte suas festas e manifestações religiosas como bem entender. Prá que correr?? Ouço gente falar: "esse ano nunca mais" ou "já vai tarde" ou coisas do gênero como se a culpa fosse do calendário. Atropelos existem. Tem dias sim que a gente gostaria de apagar do calendário por ter sido um dia "osso", difícil, apagar um acontecimento triste, uma data infeliz. Mas elas fazem parte de um todo. Afinal, se você até aqui é porque está vivo. Antecipar a virada do ano não afasta problemas. Não zera conta. Não muda as pessoas! Apenas vira o calendário (algo que nós mesmos criamos). Ah, não sou contra não, essa foi uma forma inteligente do Homem (ser humano) contar o seu tempo, organizar-se de uma certa forma. Então prá que correr se ainda faltam mais de 15 dias pro mês acabar.
Falando em acabar, dias desses vi num programa de tv, um estudioso da civilização Maia explicando a teoria do calendário maia.
Apesar de todas as piadinhas que se faz, a situação tem fundamento. Segundo ele, que ,e fugiu o nome completamente, o império maia foi uma civilização acima da média. Com sérios conhecimentos de astronomia, astrologia, engenharia, arquitetura, de escrita, de dotação cultural e esportiva, entre outras ciências. Era um povo que vivia à base dos conhecimentos científicos. O período mais produtivo  e clássico dessa civilização durou mais de 600 anos. Com o passar do tempo, com o declínio desse império, com a proximidade das dominações europeias nesse continente e com alguns desgaste produzidos pelo próprio povo, várias atividades deixaram de ser feitas. Muitas estudos parados, muitas construções inacabadas ( é atribuída à civilização Maia uma das maiores devastações de florestas para ampliação de suas plantações de subsistência e a utilização de toneladas de madeira para construção de suas bela pirâmides). A paralisação da civilização aconteceu em todas as áreas, inclusive nas de estudos astronômicos e astrológicos, que compreendia a montagem de calendários, que as antigas civilizações seguiam rigorosamente. Por isso, como parte do declínio desse império inteligente, não foram encontrados outras pedras com calendários prontos. A tradução desses calendários é que trouxe à tona a interpretação de que o ano terminaria em 2012. Mas pensem! Foram estudados os calendários encontrados. A medição de tempo daquela época é diferente da nossa. O que se entende, na visão Maia, de fim dos tempos? Que mudanças são essas. Disso partimos para:
O planeta Terra é um ser vivo. E como todo ser vivo tem um tempo de vida. Nasce, vive e morre. É um ser em contínua transformação. Ora esquenta, ora esfria, mexe, sofre as mais imensuráveis forças de ação e gravidade de todos os elementos que o circunda no imenso espaço. Trava-se continuamente uma guerra de forças para manutenção de suas ordens. E não está livre de interferências de colisões que podem sim alterar de vez toda a estrutura estabelecida nos últimos bilhões de anos. Os estudiosos de astronomia das antigas civilizações, inclusive os Maias, tinham conhecimento dessas possíveis alterações e as representavam em seus calendários, umas vez que eram obedientes às forças e manifestações da natureza e lhes rendiam profundo respeito.
Se não temos a compreensão desses povos, paciência. Então prá que correr???
* imagem: Google/images https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ0_Bju_T6pymQ0QPf_KNPI-BeAbPj8CWYSGkO6src2D78pu7IQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.