Ainda em uma incessante busca de conhecer o desconhecido, ver o lado de fora, mesmo sem por a casa ordem, o Homem continua avançando.
A novidade do momento é a probabilidade de haver vida em Europa, uma das quatro maiores das 67 luas do gigante Júpiter, maior planeta conhecido do Sistema Solar interno, descoberta nos idos 1600 por Galileu Galilei.
Acredito que existam planetas com órbitas bem alongadas que circundam o Sol e que possam ser conhecidos, identificados e atrelados ao nosso sistema, dentro em breve, dentre eles o famoso Planeta X (Nibirus) envolto em uma série de teorias conspiratórias.
As mudanças no campo da astronomia tem aumentado muito e ganhando maior divulgação (pelo menos daquilo que pode ser divulgado em larga escala). Haja especulação também!
Depois de Marte, que já conta com projetos de exploração humana em sua superfície após a exploração feitas por robôs que lá estão, outras possibilidades são levantadas em planetas e seus satélites de que podem abrigar alguma forma de vida.
A probabilidade é levantada a partir de uma série de estudos feitos e não só pela possibilidade de haver água (em que estado for), pois a vida é possível diante de uma série de fatores. Um dos fatores hipotéticos sobre Europa é que, mesmo sendo menor que a Terra, pode conter em seu subsolo o dobro da quantidade de água que a Terra.
Isso alimenta uma possibilidade remota de abastecimento de nosso planeta em um cenário de escassez, bem ficção científica, caso aconteça! Para isso é preciso conhecer muita coisa e saber trabalhar sob condições bem atípicas num satélite onde a temperatura é de cerca de -225 graus Celsius nas regiões polares e que tem uma superfície coberta de grossas camadas de gelo. Isso sem contar as demais ações decorrentes do ambiente local e influências que sofre.
Uma vez superado isso, em um futuro bem distante, viajar para a Europa, passará a ter mais um significado: Conhecer o Novo Velho Mundo!
Nos vemos, nos lemos!
* imagem: divulgação Nasa pelo Google (simulação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.