segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Sugerir não ofende !

Li hoje no jornal que alguns funcionários federais abrirão mão de suas férias prá resolver tal problema. Coeso, pensei. Encerrar o ano se deixar pendências. Daí pensei outra coisa: Os nobres deputados (federais e estaduais) e os digníssimos vereadores. Por que tanto recesso? Eu penso de uma maneira maís prática que, talvez, pudesse minimizar a síndrome de imunidade dos nobres deputados e vereadores. Segue minha linha de raciocínio:
- Deputados e vereadores não são convocados, muito pelo contrário, concorrem acirradamente por uma vaga. Tudo bem que o governo dê casa prá eles (os federais), afinal o local de trabalho é longe de suas residências. E chega! Prá que gasta com auxílio moradia, auxílio isso, auxílio aquilo. As despesas de viagem deveriam ser custeadas pelos próprios, afinal a escolha pela vida pública partiu deles e já ganham um excelente salário para tal. E nem sequer são cobrados mensal , bi ou trimestralmente de apresentar lição de casa feita;
- Se são funcionários pagos pelo dinheiro arrecadado da população, por que então o privilégio de recessos? Deveriam sim cumprir jornada, de segunda a sexta, em horário de trabalho para por a vida em dia. É claro que algumas situações cobram deles uma jornada mais longa de trabalho, mas isso acontece em todos os setores. Teriam direito a um mês de férias após decorridos 12 meses, como todo trabalhador;
- Deveria acabar a imunidade. Deputado ou vereador que se envolver em crime (seja ele qual for) deveria ser imediatamente exonerado do cargo, sem direito à regalias - isso exige um sistema penal mais severo e justo - coisas que eles também ajudam a votar.
- Envolvido em escândalo financeiro? Paga do próprio bolso, mesmo que perca bens e mesmo que seja assegurado a ele e família o mínimo prá se viver - lembre-se que mais da metade da população mora de aluguel e não tem acesso a saneamento básico. Ou seja, uma casa alugada de 3 quartos num bairro bom de uma cidade qualquer não diminui ninguém. Se o desvio é maior que o patrimônio, deve-se calcular o tempo que a "vítima" levaria para levantar aquela soma de patrimônio mais o dano causado pela ação e multiplicdo por um coeficiente de crime para ser calculado o tamanho da pena. Pena essa que seria cumprida em regime de trabalho diário incluindo cuidar da própria alimentação e limpeza do local onde está preso. Outra vez uma reforma no sistema.
As pessoas já estão cansadas de ver nas tevês cenas de dinheiro sendo ROUBADO na maior cara de pau e NADA acontecer com os criminosos. De que adianta ser afastado do cargo se ainda usufrui de um regalia aqui e outra ali, um benefício acolá e outro cá. Lembro de uma reportagem há alguns anos de uma mulher que foi presa por roubar um pacote de biscoito para dar pro filho faminto. Depois disso a soma de valores extraviados por alguns nobre deputados e vereadores, mostrados ao longo dos anos nos mais diversos tipos de crime dessa natureza, seria capaz de construir uma enorme fábrica de biscoitos, os mesmos roubados pela pobre, literlamente, mulher e mão. Não que justifique um crime pelo outro, mas e a intenção da ação? Acho muito mais nobre dar um biscoito roubado prá uma criança faminta a ter que assisitir somas de dinheiro sendo guardadas em meias e cuecas. Aliás até me me mudar prá Brasília e montar uma confecção de cuecas com bolsos. Acho que venderia horrores na cidade, com certeza. Já pensou? Ternos com 12 bolsos, meias reforçadas com porta-cédulas. E o governo nem imagina em criar o vale biscoito, mas tem o vale lan house.
Dispersei, mas falei.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Iceberg também viaja...

Acordei nessa manhã com uma notícia um tanto curiosa e estranha. Cem icebergs se desprenderam da Antártida e seguem viagem para o litoral da Nova Zelândia. O avistamento foi feito por uma aeronave da força aérea neozelandesa. Sabe-se lá qual o impacto ambiental que esses enormes blocos de gelo podem causar. Sabemos apenas, hipoteticamente, que o degelo da calota polar do pólo sul aumentaria o nível do mar em 70m. Calma! O icebergs que já estão flutuando no mar, já têm todo seu peso contado prá manutenção no atual nível do mar e mesmo que derretam, o nível não se altera. Faça um teste. Encha um copo pela metade com água e ponha uma pedra de gelo boiando, após o derretimento desse gelo, o nível da água permanece o mesmo, pois o volume da pedra de gelo já foi considerado na primeira medida. O problema está no derretimento das áreas congeladas acima do nível do mar, que ao derreterem, lançarão seu volume líquido nos oceanos. Considere aí as imensas planícies geladas dos pólos e os cumes das chamadas neves eternas das montanhas, Lembrem-se, o Kilimanjaro, o ponto culiminante do continente africano, já perdeu 85% de sua cobertura de gelo. O mesmo acontece nos Andes bolivianos, na nascente do rio Amazonas.

sábado, 21 de novembro de 2009

2012



Armagedon, Posseidon, Day After, Deep Impact, Titanic. Um ou outro com tragédia e catástrofe. Gosto de filme assim, mas achei que faltou alguma coisa.
A Terra se transforma numa nova Pangeia ( um único continente como há milhões de anos). Partes de nações e sua grossa fatia de população é dizimada, literalmente, expurgada da face do planeta. Hoje somos mais de 6 bilhões. parece não restar mais que 200 mil no mundo todo. Nova arca de Noé. Imagianem como estaria o mar poluído depois de dragar todas aquelas cidades e suas sujeiras? E os depósitos de armas atômicas, lixo radioativo? Afinal o volume do mar não sobe é a crosta que afunda e dá passagem para os oceanos. Quantas milhares de ilhas não surgiriam dali? Parece faltar alguma coisa! Tudo bem não vamos filosofar, afinal é uma ficção! Não gostei de ver o Cristo Redentor sendo demolido por um terremoto de 9,5 graus. Tá certo que num provável e significativo aumento do nível dos mares, as cidades costeiras de todo o mundo sofrerão com isso.
Os EUA, prá variar, sofrem as piores consequências. O filme tentar se mostrar politicamente correto em dizer que a "china" dá abrigo e a mão aos "eua", os países emergentes tem sua vez, pelo menos na catástrofe rsrs. Salvam-se as raças e alguns animais e fica nisso. Arcas mirabolantes, verdadeiras cidades flutuantes e uma baía aos pés do Everest.
O que dizer da profecia dos Maias? Parece haver um inconsciente coletivo de que o mundo acabe e que justifique apocalipses, nostradamus, hecatombes e dias seguintes. Por que não á começar essa transfomação agora? Cometas e asteróides podem ser desviados de suas rotas, tsunamis vencidos, dança da crosta, quem sabe!
Vale pela ficção e pelos efeitos. Adoraria ter um daqueles celulares que funcionam sob imensa descarga magnética rs. Abraços.
* foto - divulgação do filme pela net

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Caso vocês não saibam, é hoje! Dia da Bandeira



Salve, lindo pendão da esperança,

Salve, símbolo augusto da paz!

Tua nobre presença à lembrança,

A grandeza da Pátria nos traz

Recebe o afeto que se encerra em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra, da amada terra do Brasil.

Em teu seio formoso retratas,
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas
E o esplendor do Cruzeiro do Sul

Recebe o afeto que se encerra em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra, da amada terra do Brasil.

Contemplanto teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever;
E o Brasil, por seus filhos amados,
Poderoso e feliz há de ser.

Recebe o afeto que se encerra em nosso peito juvenil,
Querido o símbolo da terra, da amada terra do Brasil.

Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira,
Pavilhão da Justiça e do Amor.

Recebe o afeto que se encerra em nosso peito juvenil.
Querido símbolo da terra, da amada terra do Brasil.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Pressa !

Eu tenho uma cisma. Eu acho que a cada ano que passa, as pessoas têm mais pressa de que o ano acabe. Serei o único? Confesso que não tenho muita simpatia pelo Natal, apesar desse sentimento ficar mais brando a cada ano ou a cada fio branco de cabelo rsrs. Mas eu percebo que existe uma euforia, uma correria de reta final, como se a mudança do calendário fosse resolver alguma coisa. Todos os anos coisas boas e ruins nos acontecem, às vezes umas mais que outras, mas nem por isso, a virada do calendário é capaz de mudar isso . Se as pessoas pensam assim e isso tem algum efeito psicológico, então prá que esperar a virada do ano prá tomar essa injeção de ânimo?
Será que é preciso criar uma data, um limite, um alvo para que esse seja transposto e assim pensar que se vive uma nova etapa? Engraçado isso. cada qual cria seu sistema de auto impulso para novas etapas da vida. Confesso que acho engraçado até. Imagina você, que está com o nome sujo no mercado. Será que na passagem do ano uma chuva de pó de pirlimpimpim muda esse cenário? Com certeza nos primeiros dias úteis do ano novo o banco vai te ligar, desejar feliz ano novo e lembrá-lo que tem uma pendência em seu nome. A gente sabe que alguns assuntos têm a chance de voltar atrás como: uma enfermidade, um relacionamento rompido ou uma desavença.
Então prá que correr?
Se é uma enfermidade que requer tratamento, geralmente isso leva o tempo que tiver que levar. Se for uma briga de amor, rompimento de relação de amizade ou outro qualquer, por que não uma conversa prá esclarecer quaisquer dúvidas ou mesmo botar os pingos nos "is", de repente uma conversa de Natal, o presente de uma visita, de um pedido de desculpa, aproveitando o ensejo da data. Se for um relacionamento rompido onde realmente exista ainda um resquício de carinho, mutualidade, respeito, por que não essa mesma conversa, uma mensagem de felicidades ao vivo e em cores. Claro que ninguém tem sangue de barata e se as tentativas fracassarem, bola prá frente. Prá que esperar virar o ano prá tomar essas decisões? A virada do calendário é apenas uma noite com um significado cronológico, a contagem do tempo, tempo que nós mesmos criamos. Respeito profundamente quem pensa assim como respeito as tradições e as maneiras de comemoração desse período festivo. Mas eu acredito que se parássemos prá pensar mais friamente, não ainda tentar correr com a casca do tempo, sendo que o tempo do relógio é inalterado. Prá que enfeitar de otivos natalinos em outubro, sendo que até a noite do dia 24 de dezembro serão transcorridos o mesmo tempo com ou sem enfeites? Prá que deixar prá amanhã o que se pode fazer hoje? Estamos esquecendo de curtir esse tempo de final de ano e, quando dermos conta da perda dele será tarde porque ele não volta. Vamos deixar que o Natal seja comemorado na noite do dia 24 de dezemebro e que o reveillon seja na noite do dia 31. Sem pressa! O melhor da festa é esperar por ela, mas sem ansiedade, um dos males do Homem moderno. De repente, esses dias são suficientes prá amenizar essa angústia da espera da virada do ano e asolução dos problemas...
Vamos relaxar e aproveitar o tempo que é devido.

* imagem: papel de carta da Microsoft



Posted by Picasa

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Oasis of the sea


Construído o maior navio do mundo pela bagatela de US$1,3 bilhão de dólares com a finalidade de atender passageiros de turismo, um segmento que tem crescido vertiginosamente no mundo todo. A dona do bonito é a Royal Caribbean. Muitas pessoas estão trocando o prazer de voar pelo prazer de navegar. Navegar é preciso! Está cada vez mais barato realizar esse sonho e a temporada desse verão que se aproxima, 2009/2010, terá um aumento significativo de embarcações que cruzaram nosso litoral. Os cruzeiros são passeios com ares de suntuosidade e muito lazer, proporcionando total conforto aos passageiros, mesmo para aqueles que optaram pelas cabines mais simples, as internas, sem vistas ao mar. Uma diversidade de opções de lazer a bordo são oferecidas para o bom entretenimento dos embarcados. Enquanto as embarcações não tiverem problemas com reverso, pitots, falta de teto, aeronave em rota de colisão, ameaças de bombas, perigo de sequestro entre outros tantos motivos que apavoram os que têm medo de voar, será, com certeza, uma ótima opção de lazer para todas as idades e famílias. É pagar não muito caro e embarcar prá ver!

Um livro, um filho!


"....tudo era apenas uma brincadeira que foi crescendo, crescendo, me absorvendo e, de repente, eu me vi assim, completamente seu...."
Trecho inicial da música escrita pelo sumido Peninha. Foi assim que começou a minha relação com o conto que escrevi e continuo escrevendo, dando continuidade a uma história que pintou na minha cabeça. Tudo partiu de uma observação, de um pensamento que tive num dia sem muito atrativo e, aos poucos, bem lentamente, desenvolveu-se. O conto está pronto - o chamado primeiro livro.
E agora? Preciso publicá-lo e preciso seguir os trâmites de editora, de espera, correção, provas e contra provas. Em breve vocês lerão: "Guarda-chuvas & Biciletas"®
* foto: - "Rue de la Chouette" by Kerfendal

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Apagão onde?



Sinceramente não entendo. Aconteceu o apagão de fato.
18 estados ficaram às escuras na noite da Terça-feira, dia 10/11.
No final da noite, pela rádio, ouvi relatos de repórteres de norte a sul do país contando o que testemunharam nas ruas e as supostas causas do blecaute.
Ouvi dizer que tinha sido chuva, relâmpago, sobrecarga, coisas do MST, atentado contra o julgamento do líder do pcc, acidente, vento que derrubou torres entre outros. Em alguns locais a energia foi rapidamente restabelecida, coisas de menos de 30 minutos. As maiores cidades do país amargaram 4 horas de breu forçado e as consequências dele: violência, acidentes, remanejamento de doentes, prejuízos materiais, etc, etc...
Não concordo com a posição dos âncoras dos telejornais em cobrar uma resposta de imediato dos responsáveis, até mesmo porque tudo acontece em cadeia para proteção do próprio sistema, seja desligando ou religando. Dizem que o apagão foi um sistema de proteção de toda a transmissão diante de uma pane. A questão é: O que foi essa pane? Dias depois, um dos maiores estudiosos de raios no mundo, do Inpe, veio em rede nacional e mostrou que os raios não foram a causa do desligamento. Depois de quase 24h o governo vem a público dizer que o ocorrido já era coisa do passado. O ministro disse que o que cientista do Inpe opinou em causa própria e que isso não refletia a opinião do instituto e muito menos a do governo. A ministra da casa civil disse também , em rede nacional, e bem rispidamente, que esse assunto era passado. Pergunto: Se um dos maiores estudiosos do assunto não pôde opinar porque sua informação não refletia uma posição oficial, acredito eu que a Sra ministra nada conheça sobre fenômenos atmosféricos, não é?
Acredito que o governo tenha uma opinião séria a respeito do assunto e não podemos engolir que tenha sido uma infeliz coincidência de raios simultâneos sobre a mesma linha de transmissão como divulgado posteriormente. Se essa fosse uma informação verdadeira o nosso amigo do inpe teria dito, até mesmo porque as instituições trocam informações entre si quando de um evento desses.
Os hackers foram esquecidos, mas não é uma hipótese que possa ser descartada. Atentados? Quem sabe. O Brasil passa por situações reflexos de absoluto descaso em todas as áreas. Guerra civil não assumida na cidade sede dos jogos de 2016, caos no trânsito das maiores cidades, caos na vida da população sufocada pelos encargos tributários, caos na segurança onde os cidadãos estão se tornando prisioneiros de um sistema falido, caos no sistema educacional onde a fábrica de ideias e pensamentos deu lugar à histeria coletiva por causa de uma minissaia, caos pelo calor excessivo dessa época do ano gerado por nós mesmos, enfim, uma cascata de caos sobre nossas cabeças. Enquanto isso discute-se política, faz-se lobby, pensa-se em campanha, em tapinha nas costas, conversas ao pé do ouvido, etc e blá blá bla. Quem sabe essa cascata não dê lugar a um lago, nele se construa uma barragem e nela se instale uma usina hidrelétrica prá gerar mais energia, desde que a mesma circule por outras linhas de transmissão? E que para construir essas redes de energia se empregue os muitos presos do nosso sistema carcerário na capina e limpeza desse terreno e aproveitando e faz-se o assentamento dos coitados milionários sem terra e que essas terras futuras além do plantio de laranjais e agricultura de subsistência possam ser administradas por governantes realmente preocupados em fazer o bem social, com sério propósito de formar cidadãos, oferecer-lhes boas escolas e fazer deles verdadeiramente mentes pensantes. Quem sabe surge daí o melhor estudioso de raios de todos os tempos, os melhores ministros, melhores políticos e muitos bons cidadãos?
Final dos tempo? Pode ser. Dizem que o mundo termina daqui a dois anos né? Em 2012. Mas ainda está em tempo de aproveitarmos o pouco tempo que nos resta prá pôr ordem na casa. Basta o povo querer. Querer é poder. A voz do povo é a voz de Deus.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Tão bela, tão complexa, tão frágil

Amigos, apresento a vocês a nossa casa, vista de longe, muito longe mesmo.

E tão longe que a gente perde a noção da fragilidade e cuidados que ela merece. Eu falo de cuidado em geral, seja em português, aramaico, inglês, mandarim ou qualquer outro idioma.

Nosso ozônio tá no buraco, os termômetros sobem, as chuvas não cessam, os raios aumentam, os animais migram e, não achando comida, disputam as nossas. As cidades estão cheias de pássaros, pois os "nossos lindos campos" já não têm mais vida. Nossa vida em teu seio, siliconado, sem amores. O ar pesado, carregado, magneticamente ionizado por ondas de rádio, bandas largas, curtas, ondas curtas, microondas, suspendendo partículas de íon que travam briga com as outras particulas gerando uma chuva de descargas elétricas de proporções fantástica. Brisas que se transformam em ciclones. Garoas que entopem bocas de lobo. Fumaça que tinge os lençóis brancos pedurados nos varais. Verão no inverno. Solo que não absorve água. Rios que carregam milhares de engradados de pets, excesso de comida jogada fora. Exigências que fazemos e outras que não cumprimos. Venha a nós, apenas isso.

A Terra azul e nós estamos deixando que ela se torne cinza. Nossos pesadelos estão próximos de virar realidade. Os filmes catástrofe, próximos de virarem imagens de telejornal. A terceira grande guerra perto de eclodir e nãopor conquista de terra, mas de água.

Já estamos atrasados em correr atrás disso, mas acredito que ainda esteja em tempo.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

NHACA!!!!!!

Dias atrás eu recebi um mail que contava a história do buquê de noiva, com ênfase no seu uso na corte francesa. Sabe prá que? Prá disfarçar o mal cheiro das noivas! Eeeeeeeeeeeca.
Imagina só uma época onde não existia banheiros nos palácios.
Tudo era resolvido em penicos, uns até de cerâmica e louça,quiçá ,importada, chique, mas sujo, imundo.
Devido o frio entre novembro e maio, as pessoas não tomavam banho, não existia chuveiro. Quando os familiares, todos, tomavam banho, era em grandes ocasiões especiais, e o chefe da casa era o primeiro a entrar na tina de água, seguido dos demais familiares (não em conjunto). O coitado do último a se lavar, banhava-se num misto de água suja, gordura derretida, coisas boiando, fios de cabelos e sabe mais o que.
Os grandes banquetes eram oferecidos, imaginem o preparo disso, sem as menores condições de higiene e feitas com alguma antecedência.
Não se escovavam os dentes e os leques eram usados para disfarçar os que estavam cariados e o hálito bafo de onça.
O buquê da noiva era feito de um enorme arranjo de flores para disfarçar o futum da moça.
Nem tenho coragem de escrever aqui o que penso dessa mistura. Tornaria o texto escatológico, mas imaginem a combinação de odores? Axilas, pés, cabelos, boca, genitálias e afins.
Certa vez, não muito longe daqui, visitei o museu da Hera, em Vassouras - RJ. Um casarão colonial da época dos barões do café, já anos a frente da corte francesa, onde o casarão também não tinha banheiro e os nobres da época imitavam os trajes europeus de vestimenta, ou seja, calças, meias, camisas e casacos, alguns de veludo e as mulheres com quilômetros de tecido prás sais, tudo isso temperado com o calor úmido de nossa região. O imenso salão de festa dessa casa tem um piano num canto e muitas cadeiras ao redor da ampla sala, acompanhando o formato da mesma, que tem paredes muito grossas. As reetrâncias existentes são para acesso às janelas.
Era ali, nessas reentrâncias e atrás de cortinas, que os escravos guardavam o urinóis, para que os convidados pudessem escarrar (alguns mascavam fumo), fazer seu número 1 e 2, vomitar (pela comida possivelmente passada) e até mesmo, quem sabe, dependendo da festa, abusar de uma escrava mais jeitosinha e limpar na cortina.
Que nhaca não deveria ser né?
Diz a lenda que os franceses criaram perfumes concentrados como uma maneira de disfarçar o mau cheiro do corpo nas épocas mais frias em que era impossível um banho, pois não havia calefação e um banho quente onde a temperatura ambiente estava abaixo de zero, seria morte na certa.
Por mais que a esposa de Henrique VIII fosse linda, imagine o cheiro da branquela? Será que passavam banha no cabelo prá mantê-los armados? O soldados quando voltavam das guerras é que cometiam mesmo seus atos heróicos ao invadirem as corrutelas e chafurdarem com as meninas de vida fácil. Quando a corte de Dom João VI chegou ao Brasil, devido a infestação de piolhos, as mulheres usavam turbantes com banha para proteger os cabelos, logo imitado pela população como sendo uma maneira de se vestir.
E ainda prá ajudar, na época dos barões, as mães quando dava a luz, cumpriam , religiosamente, o resguardo, com a mesma roupa.
Se fosse possível uma volta no tempo, poderíamos morrer num simples banquete, dependendo do grau de contaminação da comida e da água, ou mesmo não termos estômago prá comer ao mesmo tempo que outros odores pairam no ar.
Agora vamos juntar tudo isso com àquelas pessoas que, por alguma doença, eram impedidas de se levantar da cama e ainda faziam tudo ali o colchão. O mesmo colchão que poderia abrigar piolhos, pulgas e outro insetos que curtam um calorzinho humano básico.
Imaginem nas festas do barão do café, aqueles que passavam mal com o aguardente e vomitavam, atrás da cortina, é claro.
Coitados dos escravos dessa época, isso porque além de limpar toda essa imundice, ainda eram açoitados por serem considerados lentos e ainda "perderem" tempo, banhando-se nos riachos ou por defumar os restos de carne que ganhavam ou mesmo de salgar outros para a conserva, faziam sabão de cinzas e mascavam folhas de hortelã quando acordavam. Eu hein!

domingo, 27 de setembro de 2009

Descobertas


Amigos, muita gente estranhou a imagem que rodou o mundo como sendo o ET do Panamá, que nada mais era que a carcaça de uma preguiça gigante ( e depilada né?)

Coisas engraçadas acontecem mesmo.

Vejam só esse tomate comprado numa feira livre em Lorena. Engraçado não? Seria o tomate Pinóquio, Nariz, Viagra ou um tomate macho? Rsrsrsrsrsr



terça-feira, 22 de setembro de 2009

Você sabia ?!??

"...que a palavra "mussarela" provém do italiano mozzarella, diminutivo de mozza, cujo significado é leite de búfala ou de vaca talhado com uma espécie de fungo chamado mozze ?
Muito bem. Então, do italiano mozzarella, com dois zês, surgiu, no nosso idioma, a palavra mozarela, com um zê só, já que na nossa língua, não há a duplicação de consoantes, salvo raras exceções.
Há uma convenção ortográfica na Língua Portuguesa que transforma o z em c ou em ç:
feliz - felicidade; capaz - capacidade.
Da palavra mozarela surgiu a variante muçarela, com cedilha, em virtude dessa convenção. Talvez, como a palavra italiana tem dois zês, nós, brasileiros, tenhamos simplesmente os trocado inadvertidamente por dois esses.
É, porém, inadequado ao padrão culto da língua escrever mussarela.
O adequado é escrever MUÇARELA ou MOZARELA." **
Estranho não?
Obs do blogueiro: Inadequado sim, porém aceito né? Aliás, estéticamente deixa o queijo mais gostoso escrito dessa forma rsrs...
** texto copiado do site "gramaticaonline.com.br"

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Você sabia........

que o bulling é difícil de administrar em escolas porque os pais não aceitam críticas sobre o comportamento de seus filhos ?
por que quem sofre com isso tem dificuldade e até mesmo vergonha de se expor e que, em muitos casos, essas crianças não são entendidas pelas direção de algumas escolas (nesse exemplo) e tratam a questão como brincadeira de adolescentes ?

Bulling

Você já sofreu constrangimentos ou piada de mau gosto do seu grupo de amigos, escola, trabalho?
Já foi chamado de gordo, magrelo, 4 olhos, siriema, tarja preta, bafo-bafo, japa, gago, macaco, aleijado, negão, branco azedo, sapata, moça, tanga frouxa ou qualquer outra coisa que te faça sentir triste e solitariamente agredido?
Isso é bulling. É submenter uma pessoa à uma situação humilhante. Isso é crime!

Incongruência Cognitiva

Acontecimentos que fogem a ordem familiar das coisas confundem o cérebro, provocando o que os estudiosos chamam de de "incongruência cognitiva".
E a resposta para isso é o riso!
Por isso rimos involutariamente quando nos deparamos com assuntos bizarros ou situações das quais não temos o menor conhecimento ou mesmo diante de algo inesperado.
Alguns chamam de sorriso de ignorante, mas o termo é pesado.
É aquele riso que parece queimar o rosto quando estamos diante de situações assim.
Eu me lembro de muitas situações dessas e você?

domingo, 20 de setembro de 2009

Será que faz mal?

A discussão de hoje partiu de uma matéria publicada na revista Veja dessa semana.
O vilão da vez da alimentação é o açúcar ! Açúcar em excesso faz mal engorda, dá cárie e tem uma série de complicações que chegam até os milhões de obesos, alguns mórbidos, espalhados pelo mundo, levando até a morte. Dezenas de enfermidades estão direta ou indiretamente relacionadas ao uso dele.
Porém açúcar é essencial. Assim como sal, água, verduras, legumes, frutas, cereais, carne, etc.
Tudo em excesso faz mal e mata, até mesmo água. A discussão surgiu em torno dessa matéria pois comentamos que há algum pouco tempo atrás o vilão era o café, a gordura, os trangênicos, as dietas ora em ricas num nutriente, ora noutros.
Sobre o leite já foi discutido sobre sua real necessidade de ser ingerido pelo humanos adultos.
Já se estudou a não necessidade dos humanos serem carnívoros, uma vez que sua dentição é de animal herbívoro. Não temos presas! Mas e a evolução?
Ora deve se comer peixe, ora determinados frutos do mar. O próprio govermo está numa campanha incentivando a ingestão de peixes e frutos do mar.
Todo cuidado é pouco e acredito que a melhor receita é se permitir a comer de tudo, desde que moderadamente, sem excessos, com balanceamento, mas sem adotar uma dieta xiíta e não fazer disso uma neura.
Comer é bom, é gostoso e essencial. Por que não criar pratos, misturar uns até chegar a um ponto que seja do seu agrado.
Esses estudos trazem à tona importantes revelações sobre um alimento ou outro. Mas também trazem embutidos a indução para moderação ou não sobre um determinado alimento e demais campanhas subliminares.
Se a função é fazer despertar a curiosidade das pessoas é válido. Se é para fazer que muita gente se policie ou adote controles sobre a ingestão de determinado alimento, também é válido.
Amanhã pode ser que o vilão seja novamente o chocolate, o abacate, a berinjela, a pimenta, a água mineral, a manteiga, a bolacha cream cracker, etc, etc, etc...
Leia, mas não deixe de comer!
Cada um é um e tem necessidades específicas de alimentação!

sábado, 19 de setembro de 2009

Et do Panamá


Eu adoro esse tipo de reportagem !!!
Veja essa agora do ET do Panamá, matéria que foi divulgada no Jornal Hoje desse sábado (de onde tirei a imagem ao lado).
Parece um dinossauro, uma versão adulta do Baby da Familia Dinossauro( "Não é mamãe!"), lembram-se dele?
Pela foto a textura da pele parece ser uma espécie de látex.
Mas não deixa de ser intrigante como no início foi a aparição do Et de Varginha e muito anos antes com a divulgação do filme da necrópsia de um alienígena da Área 51, nos Estados Unidos. A Humanidade tem esse fascínio por descobrir algo extraterreno. Acredito que seja uma forma de auto afirmação, de sentir forte perante o desconhecido. As fantasias das formas dos seres extraterrestres há muito povoam a mente humana.
Sempre criamos histórias onde esses seres sempre apareceram como sendo uma raça superior à nossa, já nos colocando numa posíção de medo, pronto pro contra-ataque.
Lembram-se da série V, A Batalha Final? O medo inconsciente dos humanos é se deparar com essa realidade. Um confronto com uma raça superior. Isso porque o ser humano usa apenas 10% de sua capacidade intelectual. As possibilidades são inúmeras de uma evolução da nossa própria espécie.
Não podemos estar sozinhos nesse Universo, como eu mesmo já disse na postagem anterior.
Vida fora existe. Já foi comprovada a vida bacteriana em Marte. É vida e ponto.
Já ouviram falar dos arianos que povoam a Terra, que são extraterrestres que habitam o planeta há anos como se fossem estudiosos do nosso modo de vida. Verdade? Mentira? Quem garante ?
O velho livro "Eram os deuses astronautas" segue por essa via. Ora considerado uma farsa, ora considerado uma possibilidade de estudo, ora considerado total invencionice. Vai saber?
Imagine se o bichinho acima não seja uma forma pré-histórica de dinossauro que, de repente, devido o aquecimento global, conseguiu sair de um estágio de hibernação e teve sua eclosão com um retardo de milhões de anos??? Lembre-se que na América Central tem um cinturão de vulcões. Condições extremas para isso não faltam. Ele não lembra o monstro do lago Ness na Escócia?
Seria resultado de uma experiência genética não autorizada? Uma mistura de humano e uma forma animal? Fruto de uma abdução mas íntima? Um verdadeiro et esquecido pela nave mãe?
Algum personagem roubado dos estúdios do Steven Spielberg? Uma grande mentira panamenha?
No fundo poderia ser mesmo um alienígena que iniciasse um novo processo e modo de pensar e conhecer a evolução. Uma maneira de fazer o Homem olhar prá si mesmo e mudar sua qualidade de vida. Já pensou?
O que você acha disso meu amigo?

O boato sobre a aproximação de Marte!

Gente! Muitos de nós já recebemos e enviamos e-mails falando sobre a aproximação de Marte que seria o segundo astro no céu nessa data.
O inconveniente é que geralmente esse mail de massa vem com ilustrações um tanto quanto erradas dessa informação.
Sem citar números, vamos levar em consideração as distâncias entre a Lua e a Terra e o planeta vermelho e o nosso ponto azul no sistema solar. O tempo de Marte ao redor do sol, o ano marciano, tem quase o dobro do tempo do nosso e, por isso, de tempos em tempos coincide dos planetas ficarem mais perto um do outro, considerando as órbitas em forma de elipse e as grandezas de distãncias que se usa em astronomia. Isso acintece com outros planetas também.
A luminosidade dos planetas e estrelas (sendo os planetas refeltores da luz solar e as estrelas como fonte de suas próprias luzes - assim como o Sol) tem medidas específicas e classificadas por ordem de grandeza, chamado magnitude, sendo os menores números indicadores de estrelas mais brilhantes. Isso é calculado por uma equação de doido e foi primordiamente estabelecido na Grécia por Hiparcus lá no ano de sei-lá-vai-antes-de-cristo.
Ou seja, se num determinado momento o planeta Marte estiver mais próximo da Terra em relação à sua órbita elíptica, naturalmente ele parecerá um pouco maior no céu e por isso refletirá um pouco mais de luz. Mas isso não quer dizer que Marte estará do tamanho da Lua como diz esse tal e-mail.
A aproximação acontece mas não dessa forma figurada, pois o Sistema Solar é um complexo organizado de proporções universais onde o equilíbrio se mantém pelas forças geradas pelos corpos celestes que o compõem. Os planetas e estrelas não se movimentam livremente, pois cada qual está atrelado a força gerada pelo outro numa corrente de atração e de força de escape, que os mantém "fixos" em suas órbitas, vamos figurar isso como se fosse uma estrada por onde eles giram em torno do Sol.
Qualquer corpo celeste que saísse dessa uniformidade geraria um caos total no Sistema e a extinção da vida na Terra.
O que o e-mail não explica é, que com a aproximação de Marte, seu brilho no céu, ganharia sim uma notoriedade maior, mas para continuar a observar detalhes do planeta, ainda assim seria necessário o auxílio de um bom telescópio para tal. Se bem que Marte é super fácil de se achar nas noites....
Vale lembrar que dias atrás os jornais eletrônicos publicaram as novas imagens feita pelo telescópio Hubble que, digamos, operou de "miopia" e conseguiu fotos espetaculares de galáxias mais distantes com cores e formas inimagináveis.
Num universo tão grande, em expansão como já explicam alguns estudos, não podemos afirmar que estamos sozinhos né?
Nesses casos o mais impressionante é: essa imagens espetaculares são do passado, uma vez que a luz viaja muito, impressionantes trilhões de quilômetros anuais para chegar até nós.
Você sabia que a luz do sol que você vê agora, saiu de lá há 8 minutos???
Tudo que nos resta é navegar enquanto houver o mar. Todo tempo é pouco prá tanto amar, somos náufragos do amor....

O mar, quando quebra na praia, é bonito, é bonito...

Por isso uma força me leva a cantar, por isso essa força estranha, no ar....

Eu não sei se vem de Deus do céu ficar azul. Ou virá dos olhos seus essa cor que azuleja o dia....entre o mar e o entardecer, alga marinha vá lá na maresia, buscar ali, um pouco de azul. Essa cor não sai de mim, bate, finca pé, a sangue de rei, até o sol nascer amarelinho........

Galletas de la fortuna - Biscoitos da sorte

Quem tem perfil no Facebook pode contar com um serviço adicional opcional que são as Galletas de la fortuna, os famosos biscoitinhos da sorte, iguais aqueles que vêm de brinde nos deliveries de comida chinesa. Claro que esse é eletrônico e não gosto de biju. Mas abri um hoje e me daparei com a seguinte frase:
"Se claro con tus palabras y podrás ver claramente el mundo."
(seja claro com suas palavras e poderá ver claramente o mundo).
Já considero essa ideia (poxa como é estranho não por acento nessa palavra !) um dos propósitos desse blog.
Em breve devo inaugurar a sessão manjada: Você sabia?...aguardem rsrsr é claro que colaborações serão muito benvindas !

Linhaça

Mal sentei na frente do computador e minha irmã pede para eu ver de onde se origina a linhaça.
Essa semente está em alta já há algum tempo como complemento na alimentação.
A linhaça é conhecida desde a Antiguidade, relatos de até 5000 anos sobre seu uso. É dessa planta que se extrai o linho para fazer tecidos. Originária da Ásia, espalhou rapidamente pelo mundo e os melhores produtores hoje são a Bélgica,páises baixos e regiões da França, entre outros.
A linhaça pode ser consumida em forma de óleo, semente ou pó diretamente sobre a comida. Eu, particularmente, usei diversas vezes no arroz, a semente que é adicionada antes de colocar a água. Já bati no liquidificador para virar pó e colocar em bolos, pães, sucos ou mesmo diretamente sobre o feijão como se fosse uma farinha. É riquíssima em ácidos graxos da família Ômega e tem excelentes resultados na redução de colesterol, como cicatrizante, antioxidante e ainda previne os males causados pela menopausa e tem importante fator de proteção ao câncer de mama e pulmão, previne doenças degenarativas. Experimente, o sabor da linhaça não altera em absolutamente nada o sabor da comida. E se faz bem, por que não usar?

Muchas Gracias!

Poxa ! Em menos de 24 horas de existência, já três seguidores do coração e outros comentários e e-mails.
Obrigado! Incentivo melhor não existe !
Júlio meu irmão, adorei a lembrança dos Jetsons kkkkkkkkkkkkkk. Bons tempos !

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Projeto de um livro

Dizem que um homem deve, na vida, plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Bem, eu já plantei várias, inclusive uma delas, a última, eu vi recentemente e está com mais de 2m de altura e bonita. Filhos do meu sangue eu não tenho, mas tenho alguns de moram no meu coração e até devoto minha paternidade ao melhor amigo do Homem, minha cachorra, que digo ser minha "cã" rsrs..... Sou mais um louco por cachorro ! Alguns amigos do Facebook saberão o que digo com isso.
O projeto do meu livro nasceu de uma idéia que virou sonho. Uma sociedade modelo de uma cidade de médio porte onde todas as histórias se cruzam de certa forma e o que une a todos é a adoção de métodos comuns no uso de dois artigos simples, antigos e de utilidade pública, que atendem todos os públicos. O uso desses artigos é que faz rolar a história, que une um cenário a outro, que interliga uma história a outra, ora como sendo apenas ponte de passagem, ora sendo veículo condutor principal. Preciso que "baixe" em mim um espírito Glória Perez, Hitchcock, Paulo Coelho ou outro prá poder deslanchar alguns enredos que já tenho entremeados. A história conta com apenas 33 páginas no momento.
Detalhe que posso mencionar. As pessoas não tem nomes comuns. Todas tem nomes, ahhn, digamos, diferentes..........

Educação !

Assunto complicado que mexe muito com meus neurônios (pelo menos os poucos que restam rsrs).
Fico triste em perceber a decadência do ensino no país. Sou de uma época em que o ensino público era honrado, conceituado e disputado. De uma época onde o professor era e tinha autoridade dentro da sala de aula. De uma época em que éramos ávidos pelo conhecimento e nos espantávamos com as descobertas. Uma época onde os pais, tios ou irmãos mais velhos sabiam sim explicar uma lição, dar uma orientação sobre um trabalho ou mesmo sobre as "chatas" tarefas de casa. Tínhamos as copas estudantis onde nos empenhávamos, criávamos torcidas e gritos de guerra e a camisa da escola era como se fosse uma bandeira. E hoje?
Parece haver um fosso e essa escola ideal está num passado remoto, quase que arqueológico, onde seria impossível trazê-la à vida !
Uma vez fui dar aula numa escola particular da minha cidade. Escola de renome até hoje. Minha turma era uma sétima série repetente de um colégio caro. A primeira prova parecia um massacre de tanto que gastei tinta vermelha nas notas e em correção de erros de concordância. Eu dava aula de Geografia !
Fui, digamos, advertido pela APM (associação de pais e mestres) da época sobre qual matéria eu lecionava, se era geografia ou português. Não me contive e respondi que apesar de lecionar geografia, eu falo, escrevo, leio em português e que não estava cobrando dos alunos um vocabulário diferente da realidade deles, mas sim cobrando concordância nas frases que eram escritas a esmo, sem sequer serem relidas para tal correção. Disse ainda que era inadimissível um colégio daquele porte aceitar aquilo, era inaceitável de uma turma de pré adolescentes repetentes erros como aqueles e que ainda aquela postura era absolutamente contrária ao programa de ensino abraçado naquele ano. O assunto na época esquentou! A discussão foi além do horário, mas eu pude contar com o apoio de todos os meus colegas de trabalho, sem excessão e da direção da escola que ainda mostrou à APM da época a liberdade que o colégio dava aos titulares para aplicação e correção de provas. Ao mesmo tempo eu tinha turmas parecidas em colégios públicos com alunos de origem mais humilde onde também o cenário era o mesmo. Não diria 100% do todo, mas uma boa parcela.
E parece que eles se multiplicam em progressões geométricas. Esse também foi um dos fatores que me afastaram do ensino. Desencantei com a realidade na época. E a cada ano que passa sinto esse fosso se alargar.
Mas consegui perceber que a falta de interesse é geral!
A contradição está aí. Em plena era das comunicações, com internet, tv a cabo, celulares com conexão à rede, ampla divulgação dos fatos me dá a impressão que as pessoas trocaram o olhar fotos em jornais por ver imagens na tv ou computador ou celular, sem se atentar ao conteúdo da matéria. Parece não haver iniciativa em determinadas situações.
Nossa língua está passando por uma reforma num momento em que a linguagem instantânea está assassinando a mesma com formatações absurdas.
Quanto à abreviação de palavras, advérbios e afins eu sou a favor, a título de agilizar a escrita. Algo como: tb (também), vc (você), bjos (beijos), qq (qualquer), pp (próprio), tudo bem...
Pior é ler algo do tipo: Kra, vc é legau em !!! - eu traduzo - Cara, você é legal hein!
ou Nóis capota + não breca > troca-se a conjunção MAS pelo advérbio MAIS.
A desculpa é a mesma. Isso é linguagem de computador....que me dizem os professores??? Quantos absurdos não leem?
Sei que não vou mudar sozinho tudo isso, mas a situação é séria. Eu estou lendo um artigo que peguei num site oficial da prefeitura de uma cidade, onde na lei orgânica do município, ou seja, um documento oficial está escrito (mais de uma vez) a palavra seguimento ( no lugar e segmento).
O texto deveria ter sido redigido ou corrigido por um profissional de comunicação devidamente habilitado para tal e com pleno conhecimento de usar o corretor ortográfico do seu computador ???
É triste!


BIG BANG!

Qual a minha intenção em criar um blog ? Bem, eu falo pelos cotovelos (só tenho dois) e um grande amigo me diz que eu converso até com poste rsrsrs. Então aproveito dessa ferramenta e desabafo algumas coisas, discuto outras, abro prá discussão com meus poucos e bons amigos.
Amigos mesmo! Daqueles que se contam nos dedos das mãos. Confesso que tenho um livro já alinhavado e com a história montada, mas ainda não consigo fazer a coisa deslanchar. Acredito que a troca de informações nesse blog me ajudem a dar continuidade nisso.
Estamos aí. Esse é o Big Bang do meu blog, o início de tudo, pelo menos dele rsrs.....