quarta-feira, 9 de junho de 2010

Recall

Quem nunca ouviu o tal "chamado" das montadoras, principalmente de veículos? Na verdade nem entendo por que se chama recall, sendo que, ao pé da letra, significa re-chamado. Quem fez o primeiro chamado?
Mas é incrível que, sempre que surge algo novo no mercado, volto a repetir, principalmente de veículos, tempos depois somos informados do recall, seja para ajustes, regularizações, trocas de peças que podem causar isso e aquilo.
Ao meu ver é estranho! Onde fica a responsabilidade do fabricante de por nas ruas um produto do qual não se tem 100% de certeza de sua funcionalidade total? E o controle de qualidade? Aliás, quem controla os controles de qualidade? Ou as montadoras e empresas paguem pelos cobaias (tô fora) ou o governo seja mais rígido em cobrar das empresas um maior rigor em relação aos produtos criados. Depois de acidentes não há recall que recupere uma pessoa ou que ressuscite uma vida. Por outro lado, pessoas que foram lesadas por esse motivo não têm recall para ressarcimentos ou mesmo não têm acesso, no mesmo fabricante, para exigir seus direitos. Vou criar o recall do recall.
Quem sabe assim se ganha mais algum honestamente, já que as grandes empresas, com sua sede crônica de lucros, não agem dessa forma?
E sem recall, claro!