quinta-feira, 15 de julho de 2010

Dia do Homem



Dia Internacional da Mulher, dia do Idoso, dia das Crianças, dia das Mães, dos Pais, etc., etc. Hoje é dia do Homem. É internacional??? Intergalático?

Desde que, biblicamente, o homem cedeu sua costela, a mesma que é retirada em cirurgias estéticas pelas mulheres, o mundo já não é mais o mesmo.
Desde então o mundo mudou muito. Existe um tal de comércio, forte desde os primórdios, mas não é esse o foco. Aliás, não tem NENHUMA loja com cartaz com promoção para o Homem de sua vida! Que coisa! Que perda de movimento! Cadê os marketeiros de plantão??????

A questão pode ser Homem com H maiúsculo ( a espécie) ou com h minúsculo ( o gênero).

Vamos falar da espécie.

De tão inteligente e afoito colocou o nosso mundo à beira de um colapso natural, sem recursos prá subsistência. Que inteligência é essa?

Criou leis e estabeleceu padrões que não respeitam a nada nem ninguém. Por muito tempo colocou mulheres e crianças num segundo plano e os idosos num terceiro subplano.

Por décadas mandou e desmandou e causou danos irreparáveis em povos, países, culturas e até mesmo na educação de seus próprios filhos.

Esqueceu que a Hombridade está nas atitudes e não dentro da cueca. Esqueceu que gentileza e educação é para todos. Esqueceu que seu direito termina quando começa o do outro (e não importa quem seja esse outro).

De tão medroso assumiu vários erros de conduta que refletem em caos nas sociedades mundiais, principalmente nos comportamentos de muitos povos e no que é chamado de traço cultural de outros.

Esqueceu da complexidade de ser Humano e na complexidade das relações intra e interpessoais.

Esqueceu de dar um basta às violências do homem. De por verdadeiros limites.

Hoje, o Homem, vive contornando esses problemas, como se trafegasse por uma avenida cheia de obstáculos e sem retorno ou saída.

No meio disso tudo foi preciso criar datas prá se parar e respirar e pensar no outro (homem, mulher, idoso, meio ambiente, criança, etc..).

Não é uma maneira natural de lembrar da importância de outros seres que convivem com ele.

Mas não vou desmerecer a lembrança, pelo menos algo ainda existe.

Mas o bom mesmo seria poder comemorar uma data específica para todos, sem distinção, sem segregação , sem separação nem guetos nem pensamentos e condutas. Apenas o dia do Ser Humano.

Utopia???? Penso que não. Sejamos místicos um pouco, Era de Aquarius, mudança do pensamento do Homem, alinhamento de planetas, portais que se abrem e fecham no Cosmos, a volta do Cristo, a revelação do anti-Cristo, a transformação natural do planeta (um ser vivo também esquecido).

Pode haver uma saída, mas tem muita roupa suja na lavanderia. Mãos à obra!

De qualquer forma: Feliz dia do Homem !



*** foto: imagem pública do Windows